Aplicações Zigbee para Automação Residencial

Fonte: IOT for All

O Zigbee é um protocolo de rede de baixa potência e baixo volume de dados, ideal para aplicações como automação residencial, onde os dispositivos se comunicam com pouca frequência e a curta distância. Atualmente, existem muitas opções diferentes para dispositivos de IoT e várias maneiras de conectar-se a esses dispositivos, como Wi-Fi, Bluetooth, Z-Wave etc. Nesta postagem, discutimos o Zigbee - suas vantagens, desvantagens e aplicativos em automação residencial.

O que é o Zigbee?

O Zigbee é um protocolo de rede baseado na especificação IEEE.802.15.4, um padrão para redes pessoais sem fio de baixa taxa (WPANs). O Zigbee expande a especificação IEEE “adicionando camadas de rede e segurança em malha, juntamente com uma estrutura de aplicativos, para se tornar uma solução interoperável de pilha completa, certificável e interoperável”.

Um dispositivo Zigbee normalmente possui quatro camadas – o IEEE.802.15.4 Radio, Zigbee Pro, Zigbee Cluster Library e Zigbee Certification (veja desenho abaixo). O Zigbee Pro é a infraestrutura de rede, implementando recursos que variam da especificação da banda de comunicação e mecanismos de pareamento à geração de chaves de segurança e economia de energia. A Zigbee Cluster Library é a camada de aplicativo, usada para definir clusters que são conjuntos padrão de comportamentos de mensagens / dispositivos para permitir que os dispositivos Zigbee se comportem de maneira padrão entre os dispositivos. Isso ajuda na interoperabilidade, para que dispositivos Zigbee de diferentes fabricantes possam trabalhar entre si.

Os dispositivos Zigbee geralmente se comunicam acima de 2,4 GHz, mas também podem se comunicar em bandas sub-GHz, que são específicas da região. O Zigbee pode transmitir de 10 a 100 metros em 2,4 GHz. Pode transmitir até 1 km nas bandas sub-GHz. Como o WiFi também usa 2,4 GHz, os dispositivos Zigbee lidam com interferências acima de 2,4 GHz, possuindo 16 canais de comunicação separados. Eles também retransmitem dados automaticamente e enviam um número baixo de pacotes de dados, tornando improvável a falha na transmissão.

O Zigbee é interoperável, o que significa que, se eu comprar dois dispositivos Zigbee diferentes, eles poderão se comunicar pela rede Zigbee. Embora haja limites para a interoperabilidade devido a vários perfis de aplicativos, como automação residencial e energia inteligente, a interoperabilidade do dispositivo Zigbee ainda é um recurso muito útil.

O Zigbee é capaz de formar vários arranjos de redes, ou topologias de rede, entre seus dispositivos. As topologias de rede mais comuns são mostradas abaixo – estrela, árvore de cluster e malha. Cada rede Zigbee pode consistir em três tipos de dispositivos: dispositivo final, roteador e coordenador. Um coordenador é responsável por criar a rede e rotear o tráfego por ela. Uma rede pode ter apenas um coordenador. Um roteador é responsável pelo roteamento de tráfego e um dispositivo final não direciona o tráfego pela rede. (Imagem da Silicon Labs e Elprocus).

Agora que entendemos o que o Zigbee é de alto nível, vamos analisar o aplicativo do Zigbee para automação residencial. O Zigbee é ideal para que o ambiente doméstico fique pronto para uso com uma rede mesh e a maioria dos dispositivos deve estar entre 10 a 100 metros um do outro. É bom saber que você pode ir à loja comprar um dispositivo Zigbee de automação residencial totalmente novo e ele se conectará à sua rede em malha existente. Atualmente, o site da Zigbee Alliance lista cerca de 400 dispositivos para automação residencial. Os dispositivos Zigbee de automação residencial são todos os dispositivos comuns da IoT Home, como lâmpadas, interruptores, travas, sensores de movimento e termostatos.

Existem grandes empresas com produtos Zigbee, incluindo Samsung, Bosch, Honeywell, Texas Instruments e Amazon. De fato, o Echo Plus da Amazon veio com um hub Zigbee integrado para controlar os dispositivos Zigbee. Os dispositivos SmartThings da Samsung também usam o Zigbee para se comunicar (eles também suportam a onda Z). É bom ver que o Zigbee tem suporte de grandes empresas e de uma ampla variedade de dispositivos.

Conclusão

Em conclusão, o Zigbee é um protocolo de rede de baixa potência e baixo volume de dados. Os dispositivos Zigbee podem ser facilmente adicionados a uma rede, como uma rede em malha, para se comunicar. É ideal para aplicativos como automação residencial, onde os dispositivos não se comunicam com frequência e estão próximos um do outro. A economia de energia embutida no Zigbee é um ótimo recurso que permite que os dispositivos durem muito mais tempo que os outros protocolos de rede.

Negócio Inteligente

Meus funcionários sempre esquecem de desligar as luzes e o ar condionado ao sairem, como posso fazer para poupar energia e manutenção dos aparelhos?

Soluções simples, porém de grande ajuda, é a automação. Vista por muitos como algo futurista, caro e sem muito custo benefício, se implantada a solução correta, todas essas subjeções ficam no retrovisor. As vezes algum funcionário precisou ficar até mais tarde e o ar condicionado ficou ligado a noite toda, poxa, mas não é uma “obrigação”, além de que ao final do expediente eles já estão fadigados e sujeitos a pensar somente em desligar o computador e irem para a casa. A solução de automação comercial da RedeSMART pode ajudar ao pequeno e médio empresário, seja em loja de shopping, escritório comercial ou até mesmo uma pequena sala alugada nos fundos. Aquela frase ” o ultimo a sair apaga a luz” fica para trás. Pode-se determinar um horário fixo para que os dispositivos sejam desligados ou determinar que ao fechar a porta todas essas ações sejam feitas de forma automática, além de garantir que o alarme seja armado. O Custo benefício… bom nem precisa de maiores delongas. Qual o valor da conta de luz, da manutenção dos aparelhos de ar condicionado ou de se esquecer de armar o sistema e ocorrer algum sinistro. A seguradora pode até se eximir do pagamento do seguro nestes casos. A prevenção é sempre melhor que remediar. Conte com quem sabe do assunto.

Leia Mais
Bem Estar de Idosos

Minha mãe idosa mora sozinha, o que fazer?

O número de idosos que moram sozinhos vem aumentando, e as mulheres são maioria com 50,3% vivendo em arranjos unipessoais, já os homens atingem 49,7%. No total, 15,7% das pessoas que não têm companhia em casa tem mais de 60 anos. A Tendência é que este número aumente cada vez mais. Mas como cuidar da segurança e bem estar deles? A Internet das coisas vem como uma solução a ajudá-los. Imagine ser notificado em tempo real do nível de atividade da casa, se os medicamentos foram administrados. Aqueles que possuem algum tipo de cuidador, 24h ou não, seria uma segurança a mais poder saber se estão sendo bem cuidados, pois muitas vezes eles já moram sozinhos justamente para não dar satisfação ou ter a privacidade invadida. Algumas soluções de Automação podem oferecer cuidados e conforto, sem ter a questão da privacidade atingida.

Leia Mais
Alarme

O que é um sistema de segurança doméstica?

Os sistemas de segurança doméstica, às vezes chamados de sistemas de alarme ou sistemas de alarme contra roubo, têm várias formas e tamanhos. No entanto, todos eles têm um objetivo em comum: ajudar a proteger você, sua casa e seus entes queridos de arrombamentos.

Normalmente, um sistema de alarme residencial consiste em um hub central ou painel de controle que atua como o “cérebro” do seu sistema, além de uma série de sensores projetados para detectar intrusos, caso tentem entrar em sua casa. Muitos sistemas também oferecem equipamentos ou dispositivos de videovigilância que ajudam a detectar outras ameaças em potencial, como incêndios domésticos, inundações ou envenenamento por monóxido de carbono.

Leia Mais
Casa Inteligente

Aposta do mercado imobiliário em automação

Você chega em casa, a fechadura reconhece seu celular pelo GPS, a luz está acesa, janelas fechadas e ar condicionado ligado. A Internet das coisas dando conforto e segurança. leia materia do Estadão no link: https://economia.estadao.com.br/blogs/radar-imobiliario/apartamentos-do-futuro-sao-aposta-do-mercado-imobiliario/

Leia Mais
Uncategorized

Maintaining Well-Being Through Stressful Times

Possimus et id nemo! Amet viverra fugit aliqua? Minim doloremque, anim ex! Iusto. Mollis, enim mattis, quaerat voluptatibus harum inventore, natoque, facilisis suspendisse architecto, phasellus

Leia Mais
Uncategorized

Can nutrient therapy boost your energy?

Impedit wisi ante per inceptos reprehenderit eu cupidatat. Nullam consequuntur montes animi! Mollitia, sapiente ornare! Taciti! Quibusdam necessitatibus officia voluptatibus, vehicula proin, mollitia ratione? Sodales

Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *