Aplicações Zigbee para Automação Residencial

Fonte: IOT for All

O Zigbee é um protocolo de rede de baixa potência e baixo volume de dados, ideal para aplicações como automação residencial, onde os dispositivos se comunicam com pouca frequência e a curta distância. Atualmente, existem muitas opções diferentes para dispositivos de IoT e várias maneiras de conectar-se a esses dispositivos, como Wi-Fi, Bluetooth, Z-Wave etc. Nesta postagem, discutimos o Zigbee - suas vantagens, desvantagens e aplicativos em automação residencial.

O que é o Zigbee?

O Zigbee é um protocolo de rede baseado na especificação IEEE.802.15.4, um padrão para redes pessoais sem fio de baixa taxa (WPANs). O Zigbee expande a especificação IEEE “adicionando camadas de rede e segurança em malha, juntamente com uma estrutura de aplicativos, para se tornar uma solução interoperável de pilha completa, certificável e interoperável”.

Um dispositivo Zigbee normalmente possui quatro camadas – o IEEE.802.15.4 Radio, Zigbee Pro, Zigbee Cluster Library e Zigbee Certification (veja desenho abaixo). O Zigbee Pro é a infraestrutura de rede, implementando recursos que variam da especificação da banda de comunicação e mecanismos de pareamento à geração de chaves de segurança e economia de energia. A Zigbee Cluster Library é a camada de aplicativo, usada para definir clusters que são conjuntos padrão de comportamentos de mensagens / dispositivos para permitir que os dispositivos Zigbee se comportem de maneira padrão entre os dispositivos. Isso ajuda na interoperabilidade, para que dispositivos Zigbee de diferentes fabricantes possam trabalhar entre si.

Os dispositivos Zigbee geralmente se comunicam acima de 2,4 GHz, mas também podem se comunicar em bandas sub-GHz, que são específicas da região. O Zigbee pode transmitir de 10 a 100 metros em 2,4 GHz. Pode transmitir até 1 km nas bandas sub-GHz. Como o WiFi também usa 2,4 GHz, os dispositivos Zigbee lidam com interferências acima de 2,4 GHz, possuindo 16 canais de comunicação separados. Eles também retransmitem dados automaticamente e enviam um número baixo de pacotes de dados, tornando improvável a falha na transmissão.

O Zigbee é interoperável, o que significa que, se eu comprar dois dispositivos Zigbee diferentes, eles poderão se comunicar pela rede Zigbee. Embora haja limites para a interoperabilidade devido a vários perfis de aplicativos, como automação residencial e energia inteligente, a interoperabilidade do dispositivo Zigbee ainda é um recurso muito útil.

O Zigbee é capaz de formar vários arranjos de redes, ou topologias de rede, entre seus dispositivos. As topologias de rede mais comuns são mostradas abaixo – estrela, árvore de cluster e malha. Cada rede Zigbee pode consistir em três tipos de dispositivos: dispositivo final, roteador e coordenador. Um coordenador é responsável por criar a rede e rotear o tráfego por ela. Uma rede pode ter apenas um coordenador. Um roteador é responsável pelo roteamento de tráfego e um dispositivo final não direciona o tráfego pela rede. (Imagem da Silicon Labs e Elprocus).

Agora que entendemos o que o Zigbee é de alto nível, vamos analisar o aplicativo do Zigbee para automação residencial. O Zigbee é ideal para que o ambiente doméstico fique pronto para uso com uma rede mesh e a maioria dos dispositivos deve estar entre 10 a 100 metros um do outro. É bom saber que você pode ir à loja comprar um dispositivo Zigbee de automação residencial totalmente novo e ele se conectará à sua rede em malha existente. Atualmente, o site da Zigbee Alliance lista cerca de 400 dispositivos para automação residencial. Os dispositivos Zigbee de automação residencial são todos os dispositivos comuns da IoT Home, como lâmpadas, interruptores, travas, sensores de movimento e termostatos.

Existem grandes empresas com produtos Zigbee, incluindo Samsung, Bosch, Honeywell, Texas Instruments e Amazon. De fato, o Echo Plus da Amazon veio com um hub Zigbee integrado para controlar os dispositivos Zigbee. Os dispositivos SmartThings da Samsung também usam o Zigbee para se comunicar (eles também suportam a onda Z). É bom ver que o Zigbee tem suporte de grandes empresas e de uma ampla variedade de dispositivos.

Conclusão

Em conclusão, o Zigbee é um protocolo de rede de baixa potência e baixo volume de dados. Os dispositivos Zigbee podem ser facilmente adicionados a uma rede, como uma rede em malha, para se comunicar. É ideal para aplicativos como automação residencial, onde os dispositivos não se comunicam com frequência e estão próximos um do outro. A economia de energia embutida no Zigbee é um ótimo recurso que permite que os dispositivos durem muito mais tempo que os outros protocolos de rede.

Casa Inteligente

Alarm.com- Um sistema de segurança residencial inteligente e muito mais, em um aplicativo simples

À medida que nossas vidas se tornam mais conectadas, nossos smartphones ficam um pouco superlotados de aplicativos, daqueles que acompanham nossas etapas diárias, daqueles que servem orientações, músicas, fotos e muito mais. Enquanto alguns verificamos raramente, outros precisamos todos os dias, especialmente aqueles que gerenciam nossa segurança residencial inteligente , desde trancar portas a desligar as luzes e até mesmo deixar-nos ver quem pode estar em nossa propriedade. Ter um aplicativo para gerenciar todas essas funções é ideal. E é exatamente isso que o Alarm.com oferece – uma plataforma que simplifica dezenas de tarefas, de dezenas de marcas, em um único aplicativo.

Leia Mais
Casa Inteligente

Aplicações Zigbee para Automação Residencial

O Zigbee é um protocolo de rede de baixa potência e baixo volume de dados, ideal para aplicações como automação residencial, onde os dispositivos se comunicam com pouca frequência e a curta distância.

Atualmente, existem muitas opções diferentes para dispositivos de IoT e várias maneiras de conectar-se a esses dispositivos, como Wi-Fi, Bluetooth, Z-Wave etc. Nesta postagem, discutimos o Zigbee – suas vantagens, desvantagens e aplicativos em automação residencial.

Leia Mais
Casa Inteligente

Porque ter uma casa Inteligente?

Uma casa inteligente é conveniente. Com uma casa inteligente, você não precisará
executar tarefas simples e vai sobrar mais tempo para as coisas importantes da sua vida.
Você pode controlar tudo, como sua TV, luzes e alarme com o seu smartphone ou pelo comando
de voz. Se você esquecer de acender ou apagar as luzes, de desligar sua TV e o ar
condicionado,
de acionar o alarme, isto pode ser facilmente resolvido usando um aplicativo do seu smartphone.

Leia Mais
Casa Inteligente

5 benefícios de um sistema de segurança durante a quarentena

À medida que o novo coronavírus (COVID-19) transforma rotinas e estilos de vida diários, também mudou a maneira como os consumidores veem a segurança em casa. Muitos agora consideram suas inúmeras aplicações de bem-estar e conforto por meio de automação residencial inteligente, áudio e vídeo bidirecional, monitoramento remoto e análise de vídeo.

Essas medidas também se aplicam a proprietários não essenciais de negócios sob fechamento obrigatório. As atividades comerciais podem ser monitoradas e automatizadas remotamente através da solução oferecida pela Redesec.

Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *